15 de março de 2018

Visitas entram em pânico ao notarem fumaça em Alcaçuz

Advogados e familiares de detentos que visitavam na manhã desta quinta-feira, 15, a Penitenciária de Alcaçuz entraram em pânico após constatarem fumaça no presídio. A suspeita era de que uma bomba de gás lacrimogênio tivesse sido disparada por agentes, o que não aconteceu – conforme dito pela Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc).
“Não procede a informação do disparo de gás lacrimogênio” na Penitenciária de Alcaçuz durante a visita de advogados nesta quinta-feira, 15, ao presídio. Informou, em nota, a Sejuc. “Hoje pela manhã os agentes penitenciários recém incorporados passavam por treinamento com ‘Fumaça em Ambiente Aberto e sua Dissipação’, na área interna na Penitenciária Estadual de Alcaçuz. Num determinado momento, a fuligem e a fumaça proveniente da ação foram levados pelo vento, atingindo o hall da unidade e causando tumulto nos poucos visitantes e advogados que lá se encontravam”, esclareceu.
Nesta tarde, a Sejuc recebeu representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, inclusive o presidente da seccional potiguar, Paulo Coutinho, para esclarecer a situação.

Veja nota da Sejuc na íntegra:

Sobre os vídeos que circulam com informações a respeito de gás lacrimogênio em Alcaçuz, a Secretaria de Justiça e Cidadania esclarece que:
Hoje pela manhã os agentes penitenciários recém incorporados passavam por treinamento com “Fumaça em Ambiente Aberto e sua Dissipação”, na área interna na Penitenciária Estadual de Alcaçuz. Num determinado momento, a fuligem e a fumaça proveniente da ação foram levados pelo vento, atingindo o hall da unidade e causando tumulto nos poucos visitantes e advogados que lá se encontravam. Portanto não procede a informação do disparo de gás lacrimogênio ou qualquer outro produto. É inverídica também a informação envolvendo o Coordenador de Administração Penitenciária, profissional sério e qualificado dentro do Sistema Prisional. A Sejuc ratifica seu apreço aos trabalho sério dos advogados, inclusive recebeu uma comissão de profissionais, liderados pelo Presidente da Ordem, Paulo Coutinho, na tarde desta quinta-feira, para esclarecer sobre a situação e propor um plano conjugado de trabalho para contribuir com a atuação dos mesmos, nas unidades. Na reunião ficou definido que na Penitenciária de Alcaçuz será destinada uma sala específica para os advogados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.