2 de outubro de 2017

Saúde amplia oferta de vacinas para HPV para faixa etária de 15 a 26 anos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aderiu a uma recomendação do Ministério da Saúde e ampliou a oferta da vacina do HPV em todas as unidades de saúde da capital potiguar.
Essas vacinas, que vencem até março de 2018, serão disponibilizadas para a faixa etária de 9 até 25 anos, 11 meses e 29 dias, enquanto o estoque. Após isso, a SMS segue com vacinas com vencimento em 2019, mas essas serão destinadas apenas ao público-alvo inicial, meninos e meninas de 9 a 15 anos.
Para a faixa etária de 15 a 26 anos, a orientação é o esquema vacinal com três doses, com intervalo de dois e seis meses. As pessoas que tomarem a primeira dose neste período, excepcionalmente, terão as duas doses subsequentes garantidas no Sistema Único de Saúde (SUS).
Para os meninos, a estratégia tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa etária para a vacinação visa proteger meninos e meninas antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.
Nas meninas, o principal foco da vacinação é proteger contra o câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas; verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus.
O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.