25 de abril de 2017

Preso é assassinado dentro da Cadeia Pública de Natal; visitas são suspensas

Cadeia Pública de Natal (Foto: Wendell Jefferson/G1)

preso foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (25) dentro da Cadeia Pública de Natal, na Zona Norte da cidade. Segundo a Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape), o detento foi assassinado a facadas e depois enforcado. O corpo ainda não foi identificado.
"Vamos suspender as visitas desta quarta-feira (26) no pavilhão A, onde ele foi morto", disse Wallber Virgolino, secretário de Justiça e da Cidadania (Sejuc).
As causas da morte serão ivestigadas pela Polícia Civil.

Outras mortes

No dia 18 de março, um preso foi encontrado morto dentro de uma das celas do Centro de Detenção Provisória da Zona Norte de Natal. Genilson Freitas Gomes da Silva, de 22 anos, foi achado dependurado pelo pescoço pouco tempo após ser colocado em convivência com outros detentos.
Antes, no dia 10, um outro detento também morreu em situação suspeita. Foi Caio Victor de França, de 25 anos, suspeito de ter assassinado um guarda municipal em Natal. Detido no Pavilhão 5 de Alcaçuz, o preso passou mal. Contudo, segundo informações do Instituto Técnico-Científico de Perícia, a causa da morte é 'asfixia a esclarecer'.
No dia 4, dois presos foram encontrados mortos na Cadeia Pública de Mossoró, cidade da região Oeste potiguar. Weldon da Silva Nascimento, mais conhecido como 'Macarrão', preso for furto, e David Sales da Silva, o 'Quixabeirinha', que respondia por assalto à mão armada, foram enforcados. Os corpos estavam no banheiro da quadra do pavilhão 1.

Segundo a Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc), foi descartada a possibilidade de ter ocorrido uma briga envolvendo facções criminosas. A suspeita é de uma disputa por venda de drogas nas ruas.

Além destes casos, o Rio Grande do Norte ainda contabiliza outras 27 mortes dentro do sistema prisional do estado somente este ano. Um foi morto após uma briga de facções dentro da Penitenciária Estadual do Seridó, na cidade de Caicó. Aconteceu no dia 18 de janeiro. A vítima foi identificada como Mateus Murilo da Silva.

Poucos dias antes, 26 corpos foram recolhidos de dentro da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior presídio do estado. Destes, 15 foram decapitados. A matança, que ficou conhecida como o 'Massacre de Alcaçuz', é o episódio mais violento da história do sistema prisional potiguar. Alcaçuz fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.