3 de março de 2017

Polícia técnica do RN só vai guardar corpos não identificados por 10 dias

Corpos que ainda necessitam de identificação por DNA estão no pátio do Itep (Foto: Rafael Barbosa/G1)

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) do Rio Grande do Norte decidiu que só vai guardar corpos não identificados por até 10 dias. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (2) no Diário Oficial do Estado (veja AQUI a portaria).
“Findado o prazo, o Itep prosseguirá com a liberação e encaminhamento do cadáver não reclamado ao município do local do óbito, para que sejam tomadas as providências para o sepultamento em cemitério”, diz trecho da publicação.
Até a semana passada, o órgão acumulava mais de 30 corpos sem identificação. Com as câmeras frias superlotadas, muitos cadáveres e ossadas estão ensacados no chão do pátio ou expostos ao sol.
Corpos que ainda necessitam de identificação por DNA estão no pátio do Itep (Foto: Rafael Barbosa/G1)Corpos que ainda necessitam de identificação por DNA estão no pátio do Itep (Foto: Rafael Barbosa/G1)
Segundo o diretor-geral do Itep, Marcos Brandão, antes deste decreto o Itep ficava com os cadáveres não reclamados por no mínimo 45 dias. A falta de vagas nos cemitérios públicos vem impedindo que os corpos sejam retirados do órgão, o que vem causando acúmulo de corpos.
Corpos ficam no pátio do Itep em Natal (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Corpos ficam no pátio do Itep em Natal (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
O Itep cobra vagas nos cemitérios para enterrar os indigentes, mas a situação está sem solução há mais de um ano.“Não tem vaga para enterrar esses corpos. Entramos em contato com a prefeitura, mas nossas reuniões são canceladas”, explicou Brandão. “Todos os dias chegam novos corpos, mas nenhum indigente saiu. Isso contribui para o mau cheiro, pois alguns corpos já chegam em estado de decomposição, mas não temos câmaras para guardá-los”, acrescentou. 
Uma das soluções que será apresentada à prefeitura, quando o Itep for recebido, é a construção e ampliação de ossários, nichos onde ossadas são guardadas. “A construção de um ossário em um dos cemitérios públicos é o ideal. Se não tivéssemos excesso de corpos, teríamos condições de atender melhor a população”, ressaltou o diretor Marcos Brandão.
Conversa
A Secretaria de Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de (Semsur) afirmou que prefeitura está sempre aberta à conversa com o Itep e ressaltou que esta semana foram disponibilizadas vagas no Cemitério Público de Natal.
A Semsur destaca ainda que a prioridade nos cemitérios da capital é para pessoas da própria cidade. A secretaria afirmou também que há vagas suficientes nos cemitérios públicos da cidade e enfatizou que nunca ocorreu de o serviço estar indisponível para a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.