31 de março de 2016

‘Caminhos do Frio’, que acontece no Brejo da PB, tem datas divulgadas


Bananeiras é uma das cidades que compõe a Rota Cultural Caminhos do Frio
Bananeiras é uma das cidades que compõe a Rota Cultural Caminhos do Frio
As datas de realização do Caminhos do Frio 2016 foram divulgadas nesta quarta-feira (30). A Rota Cultural deste ano vai acontecer de 4 de junho a 4 de setembro em nove municípios do Brejo paraibano: Bananeiras, PilõesSolâneaAreiaAlagoa GrandeRemígioMatinhasSerraria eAlagoa Nova.
O evento pretende oferecer cultura e arte para a população por meio de oficinas, shows e apresentações culturais. Entre as novidades da edição de 2016 está o “Serenateando”, uma serenata pelas ruas de Bananeiras, com parada nos restaurantes que estão apoiando essa programação cultural.
A programação cultural ainda não foi divulgada, mas é possível que algumas apresentações de maior destaque sejam realizadas em espaços fechado, tais como em ginásios de esportes cobertos, com o objetivo de viabilizar o cachê do grupo. Também será feito um mapeamento da produção cultural de outras regiões, tais como Cariri e Sertão, para também participarem do Caminhos do Frio e divulgarem a riqueza cultural de outras regiões da Paraíba.
Para a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, o Caminhos do Frio é um evento que traz impactos positivos para a região do Brejo paraibano por meio da valorização da cultura local, da gastronomia e das parcerias firmadas entre municípios. A previsão é de um incremento de 30% na geração de empregos durante o evento. Nas nove cidades, durante o Caminhos do Frio, cada uma das 120 empresas envolvidas pode gerar, em média, um emprego temporário.

Passa ou Repassa especial envolvendo educação alimentar movimenta Escola Municipal Mario Covas


A Secretaria Municipal de Educação de Passa e Fica/RN por meio do Setor de Alimentação e Nutrição Escolar promoveram nesta quinta-feira, dia 31 de março, a Gincana Passa ou Repassa Especial da Educação Alimentar e Nutricional, na Escola Municipal Mário Covas, em Comemoração ao Dia Nacional de Saúde e Nutrição. O evento que marca o início das ações de Educação Alimentar e Nutricional nas Escolas municipais de Passa e Fica/RN, contou com a participação dos alunos do 4º e 5º anos, professores, coordenadorapedagógica Valquíria, diretora da escola Marileide de Souza do Ó, vice-diretor Arlindo CerinoJúnior, nutricionistas David Franciole e Jardellyna Neves Soares e a Coordenadora Pedagógica, Célia Soares. A equipe vencedora da gincana foi o 5º ano, os “Estudiosos”, que ganhou como recompensa uma manhã de lazer, oferecida pela Secretaria Municipal de Educação. 



VEJA EM FOTOS: Jardim do Seridó – benção e muita água

IMG-20160331-WA0007IMG-20160331-WA0008IMG-20160331-WA0009Registros no município de Jardim do Seridó realizados nessa quarta-feira(30) e quinta-feira(31)Foto 1: cedida; fotos 2 e 3: blogueiro Brejeiro das Águas

30 de março de 2016

Um morre e dois são presos após assalto aos Correios em Montanhas

Na manhã desta quarta-feira (30), policiais militares do 8º BPM efetuaram a prisão de dois suspeitos de assaltar a agência dos Correios no município de Montanhas, distante 96 km da capital potiguar. Um terceiro suspeito morreu em confronto com a PM.
De acordo com os policiais que participaram da ação, três homens adentraram na agência dos Correios de Montanhas e anunciaram o assalto, levando todo o dinheiro da unidade. Após a saída, o vigilante conseguiu contato com a Polícia Militar, repassando as informações quanto a características dos suspeitos e o veículo utilizado para fuga.
De posse das informações, os policiais militares, sob o comando do Tenente PM Jorgivan efetuaram diligências, conseguindo alcançar os suspeitos próximo ao Município de Pedro Velho.
Durante a ação policial, os criminosos dispararam contra os militares, que revidaram a injusta agressão, culminando com a morte de um dos suspeitos. Outro envolvido na ação delituosa foi atingido por disparos de arma de fogo, tendo sido socorrido ao hospital da região, e o terceiro suspeito de participar do assalto foi preso, juntamente com o armamento utilizado para a prática da infração penal.
Os militares recuperaram toda a quantia subtraída, ainda não mensurada pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, além de três armas de fogo utilizadas na ação pelos criminosos.

Bandidos assaltam agência dos Correios e fogem em viatura da PM

Homens invadiram agência e levaram vigilante e servidor reféns
Homens invadiram agência e levaram vigilante e servidor reféns
Pelo menos seis homens assaltaram a agência dos Correios da cidade de Juarez Távora, no Agreste paraibano, na manhã desta segunda-feira (28). Na fuga, os criminosos roubaram uma viatura da Polícia Militar.
De acordo com informações da polícia, os homens, segundo o 8º Batalhão da PM que fica em Itabaiana, entraram na agência por volta das 10h e renderam clientes e funcionários. Após retirarem o dinheiro do caixa, o grupo levou como reféns o vigilante e um servidor. Eles fugiram em uma viatura que estava estacionada no meio da rua.
Ainda segundo a PM, os reféns haviam sido libertados. Entretanto, até 16h30, o gerente da agência dos Correios, feitos reféns, não foram localizados.
A viatura foi abandonada às margens da BR-230, no distrito de Riacho Verde, na cidade deGurinhém, no entanto, os suspeitos levaram três armas que estavam dentro do carro. Por volta da 16h desta segunda-feira (28), o segundo veículo que foi roubado e usado pelos bandidos na fuga foi encontrado abandonado na cidade de Pedras de Fogo, na Mata paraibana.

Brasil empata no fim com o Paraguai, mas cai para 6º nas Eliminatórias

O Brasil entrou em campo para enfrentar o Paraguai, em Assunção, tentando consolidar-se entre as quatro seleções que estão na zona de classificação para a Copa do Mundo de 2018, que será disputada na Rússia. No entanto, a seleção teve dificuldade para superar a marcação paraguaia e acabou empatando a partida em 2 a 2 com gol no último minuto de Daniel Alves.  Benítez e Lezcano marcaram para o Paraguai, enquanto Ricardo Oliveira anotou para a seleção brasileira. 
Com o empate, o Brasil caiu duas colocações e terminará a sexta rodada das Eliminatórias Sul-Americanas na sexta colocação, empatado com o Paraguai com 9 pontos. A última seleção dentro da zona de classificação é a Colômbia, com 10 pontos. O Uruguai lidera a competição com 13 pontos após derrotar o Peru nesta terça (29). 
Agora, o Brasil voltará a campo pelas Eliminatórias da Copa apenas em setembro, quando enfrentará o Equador e, na sequência, a Colômbia.
RICARDO OLIVEIRA FALHA EM FINALIZAÇÕES, MAS DEIXA SUA MARCA
AFP PHOTO / NORBERTO DUARTE
R. Oliveira substituiu Neymar contra o Paraguai
O veterano atacante do Santos recebeu a oportunidade de substituir Neymar no comando do ataque. Após duas chances desperdiçadas na primeira etapa, Ricardo Oliveira vinha tendo atuação apagada no segundo tempo quando aproveitou rebote de Hulk e marcou seu gol, mostrando que poderá ser uma opção interessante para quando a seleção brasileira precisar de um atacante que atue mais fixo dentro da área adversária. 
 
GIL SURGE COMO OPÇÃO A DAVID LUIZ, MAS TAMBÉM NÃO CONVENCE
AP Photo/Jorge Saenz
Gil disputa jogada pelo alto
O zagueiro  entrou na partida diante do Paraguai com a responsabilidade de substituir David Luiz, que teve atuação abaixo da média contra o Uruguai. No entanto, assim como seu colega de equipe, Renato Augusto, o ritmo intenso acabou prejudicando o zagueiro. Gil até poderia ter marcado um gol, que foi corretamente anulado pela arbitragem após falta cometida pelo zagueiro. 
 
LEZCANO LIDERA O PARAGUAI EM VITÓRIA SOBRE A SELEÇÃO
AP Photo/Jorge Saenz
Lezcano marcou o 1º gol do Paraguai
O atacante Dario Lezcano infernizou a zaga brasileira durante todo o confronto e foi o melhor em campo. Com muita movimentação, o atleta conseguiu abrir espaços para seus colegas e foi o responsável por marcar o primeiro gol paraguaio, que encaminhou a vitória sobre a seleção brasileira. No final da segunda etapa, acabou substituído pelo veloz e promissor Iturbe.

Governo do RN confirma pagamento de março para os 4 e 5 de abril

O pagamento dos salários de março do funcionalismo estadual do Rio Grande do Norte será realizado nos dias 4 e 5 de abril. O anúncio foi feito nesta terça-feira (29) pela Secretaria de Planejamento e Finanças (Seplan).
Os aposentados e pensionistas terão seus vencimentos depositados na próxima segunda-feira (4), enquanto os servidores ativos receberão os salários na terça-feira (5). Segundo a Seplan, as datas de pagamento da folha referentes ao mês de março refletem o momento desastroso da economia no país, com graves consequências para os estados que mais dependem das transferências federais.
De acordo com a secretaria, os repasses da União ao RN, no acumulado de janeiro a março de 2016, confirmam uma queda de 14,55% em relação ao mesmo período do ano passado. Somente a frustração dos royalties nos três primeiros meses do ano já chega a 40,46% se comparado a janeiro, fevereiro e março de 2015. As transferências do Fundo de Participação dos Estados também caíram 13,64% no acumulado dos primeiros três meses do ano em relação a 2015, que já foi inferior a 2014.
O secretário Gustavo Nogueira afirma que o momento da economia brasileira é muito delicado e ressalta o esforço do governo em priorizar o pagamento do funcionalismo. “Os estados menores, que dependem mais das transferências federais, precisam que a economia brasileira reaja e isso não vem acontecendo. O governo tem redobrado os esforços para amenizar os efeitos da crise. Medidas como a redução em quase R$ 300 milhões no custeio e o realinhamento de tributos são importantes, mas devem estar alinhadas com a reação econômica do país. O Estado tem conseguido pagar a folha nos primeiros dias do mês subsequente, conforme previsto em lei”, afirmou.

Morre em UTI menino de 3 anos baleado na cabeça em Natal

Um menino de 3 anos morreu na madrugada desta quarta-feira (30) após passar por uma cirurgia. Ele foi baleado na noite desta terça (29) no bairro das Rocas, na Zona Leste de Natal. De acordo com a Polícia Militar, a criança estava com o pai em uma motocicleta quando foi atingida na cabeça. O pai ficou ferido.
O crime aconteceu na rua Belo Horizonte. Segundo a PM, o pai e o menino estavam voltando para casa quando criminosos se aproximaram em um carro e atiraram. O pai, atingido na perna e nas nádegas, foi socorrido e liberado. Já a criança, baleada na cabeça.
Luís Davi Andrade Santos passou por uma cirurgia, mas morreu na UTI pediátrica do Hospital Walfredo Gurgel. A polícia acredita que os tiros eram para o pai da criança.
A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o caso.

29 de março de 2016

PROFESSOR MÁRCIO BALBINO LANÇA LIVRO EM JOÃO PESSOA



O Professor Mestre Márcio Balbino Cavalcante, filho de Passa e Fica, lançará juntamente com colegas, o livro intitulado – “EDUCAÇÃO: OLHARES DIVERSOS”. A obra é composta de 11 artigos na área de educação e tem como organizador o Prof.º Dr.º Fernando Abath Cananéa - UFPB. 

O prof.º Márcio Balbino é autor do capítulo intitulado: "NOS CAMINHOS DA GEOGRAFIA: a importância do trabalho de campo no processo de ensino-aprendizagem".

Segundo o autor, “o presente capítulo tem objetivo discutir a importância dos Trabalhos de Campo no ensino de Geografia na educação básica, como forma de aproximar os conhecimentos geográficos da realidade dos alunos”.


O lançamento realizar-se-á na Usina Cultural Energisa (Av. Epitácio Pessoa), João Pessoa – PB. No dia 02 de abril de 2016 (sábado), às 19 h.

Governo do RN estende prazo para regularização das 'cinquentinhas'

Motoqueiros seguem até o Fórum no Barro Duro.  (Foto: Carolina Sanches/ G1)Proprietários de 'cinquentinhas' terão até o final de abril para regularizar veículos (Foto: Carolina Sanches/ G1)
O Governo do Rio Grande do Norte anunciou que decidiu estender o prazo para a regularização dos ciclomotores popularmente chamados de 'cinquentinhas' adquiridos antes de 31 de julho de 2015. O processo de registro e licenciamento dos veículos, coordenado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), seria finalizado nesta segunda-feira (28). Porém, por meio de uma nova portaria a ser publicada nesta terça (29) no Diário Oficial do Estado (DOE), o prazo será acrescido em 30 dias. Assim, os proprietários das 'cinquentinhas' terão até o final de abril para regularizar os veículos.
As 'cinquentinhas' são veículos de duas ou três rodas, cuja cilindrada não ultrapassa 50 cilindradas e cuja velocidade máxima não ultrapassa os 50 quilômetros por hora.
A decisão pela edição da nova portaria partiu do governador Robinson Faria. “Resolvemos aumentar o prazo para atender aos pedidos dos condutores, permitindo que os proprietários dos ciclomotores de todo o estado tenham tempo suficiente para regularizar seus veículos”, disse o chefe do poder Executivo.
A nova portaria não altera o sistema de regularização dos veículos. O proprietário do ciclomotor, sendo pessoa física, deve apresentar ao Detran-RN o comprovante de endereço e a nota fiscal de aquisição do veículo ou preencher uma Declaração de Procedência com firma reconhecida em cartório.
Segundo o Detran, após passar por vistoria e pagar o seguro obrigatório (DPVAT) na quantia de R$ 292,01, além da taxa de licenciamento no valor de R$ 65 (veículo não financiado) ou R$ 95 (veículo financiado), o ciclomotor estará registrado e liberado para transitar. Não é necessário o pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), pois os ciclomotores são isentos.
De acordo com a Lei Federal nº 13.154/2015, o condutor de ciclomotor tem que possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A ou Autorização para Condução de Ciclomotor (ACC). O condutor de ciclomotor que for flagrado fora dos critérios exigidos será multado no valor de R$ 127,69 e pode ter o veículo apreendido. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ainda determina que quem guia as 'cinquentinhas' também precisa ter os mesmos cuidados de segurança que os motociclistas, incluindo, por exemplo, o uso de capacete.
Até o início deste mês de março, o Detran-RN já tinha emplacado mais de 6,5 mil ciclomotores, sendo 5.121 no interior e outros 1.439 em Natal.

Vídeo mostra carro batendo em poste e se partindo ao meio

Colisão foi na madrugada de sexta-feira (25) na Avenida Orosimbo Maia. Motorista continua internado no Hospital Municipal Mário Gatti.


Do G1 Campinas e Região
Imagens de câmeras de monitoramento flagraram o grave acidente ocorrido na madrugada de sexta-feira (25) na Avenida Orosimbo Maia, em Campinas (SP), que deixou uma pessoa ferida. O carro bateu em dois postes e se partiu ao meio. O veículo ainda capotou e parou no meio da via. O motorista de 25 anos continua internado no Hospital Mário Gatti em observação pela equipe de neurologia.
O acidente
As câmeras mostram que às 2h27 de sexta-feira o carro trafegava na avenida. O veículo  parece estar em alta velocidade. Na imagem seguinte, o motorista perde o controle do carro e bate em um primeiro poste.

Já de lado, o automóvel se choca contra o segundo poste, e se parte ao meio. O poste fica danificado e só não caiu no chão porque ficou preso pelos cabos elétricos.
O vídeo não mostra, mas na sequência o carro capota e para no meio da Avenida Orosimbo Maia, uma das mais movimentadas da cidade.
Carro destruído após acidente grave em avenida de Campinas (Foto: Luciano Machado/EPTV)Carro destruído após acidente grave em avenida de Campinas (Foto: Luciano Machado/EPTV)

Municipio de Passa e Fica será homenageado em PE com Medalha por Mérito Executivo

O PMDB deverá confirmar nesta terça-feira (29), em uma reunião do diretório nacional, a ruptura já esperada com o governo da presidente Dilma Rousseff. A expectativa é que a decisão ocorra com a consequente entrega de cargos ocupados por peemedebistas e seus indicados.

Diante do iminente desembarque da base aliada, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, jáapresentou a sua carta de demissão na segunda-feira (28). O partido ainda à frente de outras seis pastas (Saúde, Agricultura, Ciência e Tecnologia, Aviação Civil, Portos e Minas e Energia).

Principal legenda da base aliada, o PMDB detém a maior bancada na Câmara dos Deputados, com 68 parlamentares. O apoio ao governo, porém, nunca foi unânime dentro da sigla e as críticas se intensificaram com a crise econômica e a deflagração do processo de impeachment.
O diretório nacional do PMDB tem 119 integrantes, mas com direito a 155 votos – alguns membros têm direito a mais de um voto, de acordo com o número de funções que acumulam no partido. A decisão sobre o rompimento, porém, deverá ser por aclamação, sem contagem nominal de votos.
O acordo para que seja por aclamação foi costurado pelo vice-presidente da República, Michel Temer, presidente nacional do PMDB. Segundo a assessoria de imprensa dele, Temer não deverá comparecer à reunião, convocada para começar às 15h em um dos plenários de comissão da Câmara dos Deputados.

O motivo oficial da ausência dele é para evitar influenciar na decisão, mas, nos bastidores, Temer participou diretamente das articulações com caciques da sigla. Na noite de domingo (27), ele chegou a se encontrar com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em São Paulo. A expectativa do petista era tentar convencê-lo a manter o PMDB no governo. No entanto, o recado foi que a saída seria "irreversível".

Dilma também lançou mão dos últimos esforços para tentar resgatar o apoio do partido. Na manhã de segunda, ela chamou ao seu gabinete no Palácio do Planalto seis dos sete ministros do PMDB para avaliar o cenário. No entanto, no fim do dia, Henrique Alves, um dos presentes ao encontro, já apresentava a sua carta de renúncia.

Atritos com o Planalto
A discussão sobre a ruptura do PMDB com o governo ocorre em um momento delicado para a presidente Dilma Rousseff, que é alvo de um processo de impeachment deflagrado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), um dos seus maiores desafetos.

Desde o ano passado, os atritos do PMDB com o Palácio do Planalto aumentaram. A pressão para que a legenda deixasse a base ganhou corpo na convenção realizada no último dia 12 de março. Na ocasião, os peemedebistas decidiram que a cúpula do partido teria que se encontrar em até 30 dias para tomar uma decisão e, até lá, nenhum filiado poderia assumir cargos no governo.

No entanto, dias depois, a presidente Dilma ignorou a decisão e empossou o deputado licenciado Mauro Lopes (PMDB-MG) como ministro da Secretaria de Aviação Civil. A nomeação foi vista como uma afronta pelo partido, que abriu um processo no seu Conselho de Ética para expulsá-lo da legenda. O episódio ajudou a agravar a crise e acelerou a decisão do partido.

Sob o comando de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) desde o início de 2015 – o que coincidiu com o começo do segundo mandato de Dilma –, a Câmara derrotou o Planalto em diversas ocasiões com a votação de matérias desfavoráveis ao governo. Além disso, no ano passado, houve na Casa a instalação da CPI da Petrobras, para investigar o escândalo de corrupção na estatal.

Para tentar conter a rebelião na base, a presidente Dilma Rousseff promoveu no ano passado uma reforma ministerial para ampliar o espaço do PMDB no governo, que chegou a ter sete ministérios. No entanto, a estratégia não foi bem sucedida.

Para agradar os parlamentares na Câmara, o governo entregou ao líder da bancada, Leonardo Picciani (PMDB-RJ), a incumbência de indicar nomes para duas pastas, incluindo a da Saúde, com o maior orçamento da Esplanada. Essa aproximação descontentou ainda mais a ala rebelde do partido, que se voltou contra Picciani quando ele indicou integrantes menos críticos a Dilma para a comissão do impeachment.

Ele chegou a ser destituído do posto em dezembro por oito dias em uma articulação patrocinada diretamente por Temer e Cunha, mas conseguiu reaver o posto com o apoio da maioria.

Para ser reeleito neste ano, foi preciso uma atuação direta do Planalto para garantir a ele votos suficientes, inclusive com a exoneração temporária do ministro da Saúde, Marcelo Castro, para reassumir como deputado e votar a favor de Picciani.

28 de março de 2016

Henrique Alves pede demissão do Ministério do Turismo

Resultado de imagem para henrique alves
Às vésperas do encontro do diretório nacional do PMDB que sacramentará o rompimento com o governo, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, entregou sua carta de demissão. A informação foi confirmada pelo próprio ministro, por mensagem, no fim da tarde desta segunda-feira.

Alves é um dos ministros mais próximo do vice-presidente Michel Temer e vinha se debatendo sobre a hipótese de ficar ou não no governo.