2 de maio de 2016

Maior penitenciária do RN registra nova fuga; três são recapturados Detentos do pavilhão 4 de Alcaçuz escaparam na manhã desta segunda (2).

Presos recapturados foram obrigados a se arrastar de volta para a Penitenciária de Alcaçuz (Foto: Divulgação/PM)Imagem mostra dois dos três presos recapturados logo após a fuga desta manhã (Foto: Divulgação/PM)
A Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior presídio do Rio Grande do Norte, registrou uma nova fuga. Na manhã desta segunda-feira (2), detentos escaparam do pavilhão 4. Três foram recapturados. O número exato de fugitivos, no entanto, só será conhecido após uma recontagem no pavilhão. Alcaçuz fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal.  
"A fuga aconteceu agora de manhã. Agentes que trabalham aqui na penitenciária e policiais militares da guarda partiram atrás dos presos e conseguiram recapturar três dentro da mata. Ainda não sabemos como escaparam e nem se fugiram mais. Vamos fazer uma revista e uma recontagem pra descobrir", ressaltou Juciélio Barbosa da Silva, vice-diretor de Alcaçuz.
Sistema em calamidade
O sistema penitenciário potiguar não passa por um bom momento. E faz tempo. Em março de 2015, após uma série de rebeliões em várias unidades prisionais, o governo decretou estado de calamidade pública e pediu ajuda à Força Nacional. Para a recuperação de 14 presídios, todos depredados durante os motins, foram gastos mais de R$ 7 milhões. No entanto, o sistema permanece em crise. Seis meses depois, o decreto de calamidade foi prorrogado por mais 180 dias e a permanência da Força Nacional também renovada.
Já no dia 17 de março deste ano, o governo do Rio Grande do Norte voltou a renovar o decreto de calamidade no sistema prisional potiguar e mais uma vez pediu socorro à Força Nacional. A renovação da calamidade, por mais seis meses, foi assinada pelo governador Robinson Faria. O documento diz que a renovação tem por objetivo "legitimar a adoção e execução de medidas emergenciais que se mostrarem necessárias ao restabelecimento do seu normal funcionamento".
Fugas
Além das unidades depredadas e da superlotação, as fugas também se tornaram um problema constante para o Estado. Somente este ano, 185 detentos já escaparam do sistema prisional potiguar. A média é de 11 fugitivos por semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.