Páginas

23 de março de 2016

TRABALHO "ESCRAVO" DESMONTADO EM PLENA SEMANA SANTA



Cidadãos de Passa e Fica e de Dona Inês são resgatados em Guamaré/RN.




Diz o adágio popular , que o "uso do cachimbo faz a boca ficar torta ". 

Após o flagrante no mês de Setembro do ano passado (inclusive amplamente divulgado pelo portal G1-CE), quando a empresa "JD Construções" de nossa Passa e Fica, na qual se esconde e atua nas sombras os empresários Danilo Pessoa e seu genitor Josinaldo Mandu, foram flagrados no município de Ibiapina, no Ceará - inclusive com processo penal em curso na Justiça Federal daquele Estado, com processo instaurado pela POLÍCIA FEDERAL e a Delegacia Federal do Trabalho, eis que estes afortunados empresários foram flagrados novamente explorando e mantendo em condições sub-humanas, humildes trabalhadores de Passa e Fica, de Dona Inês/PB e acreditamos também que existam pessoas de outras cidades. Como tudo aconteceu? 

Pasmem os Senhores leitores: Hoje pela manhã procurou a Secretaria Municipal de Assistência Social desesperada, a Sra. Maria de Lourdes de Lima, humilde mãe de família residente à Rua Luiz Soares Diniz, no Bairro São Pedro, pedindo apoio para mandar resgatar no longínquo município de Guamaré/RN, seu esposo Braz de Abreu Lima , seu filho Wilyton, e mais duas outras vítimas Lucielton (pai) e Lucenilton (filho), da cidade de Dona Inês/PB,mantidos em condições sub-humanas, humilhante e trabalhando para o "crescimento financeiro" da dupla de "empresários" passafiquense, às custas lógico, destes quatro coitados e desprezados seres humanos e como também, de muitos outros que com certeza sofrem na pele, derramando sangue e suor (com seus direitos cerceados), pois não possuem Carteira de Trabalho assinada, nem utilizam de Equipamentos de Proteção Individual, sem alimentação adequada dentre outros, para o enriquecimento de empresários que vivem ostentando riqueza e avareza. Logicamente, D. Lourdes teve a imediata e pronta solidariedade do Prefeito Pepeu, que ao saber das condições sub-humanas de trabalho de seus munícipes, imediatamente disponibilizou um transporte para fazer o resgate das vítimas, o que de fato aconteceu, chegando em solo passafiquense por volta das 20:00 horas desta terça-feira(22). Foi recebido calorosamente pelos seus familiares, e lá estavam a Secretária Theone Vicente, com quatro cestas básicas para suprir a falta de alimentação da vinda de Guamaré, todos chegando com a "mão no cano e outra no feixe". Estavam também o jovem Advogado Léo Lisboa, o Vereador Arlindo Cerino e o Prefeito Pepeu, que ficou estarrecido e quase incrédulo com os depoimentos relatados por Braz e demais resgatados. Ao ser questionado sobre o episódio, Pepeu ainda em choque com o acontecido e bastante abatido afirmou: "É, dessa forma é preciso ter MUITA CORAGEM para querer mudar Passa e Fica. Haja coragem!"






PARA VER A MATERIA DO G1 a qual fizemos referencia a cima , segue extraída do portal da Globo G1 CE.

Operários resgatados em situação de escravidão no CE dormiam em curral

Eles foram resgatados em Ibiapina e Pentecoste, no interior do Ceará.
Trabalhadores atuavam na construção civil e no cultivo de coco.

Do G1 CE
Trabalhadores eram mantidos em situações precárias, segundo fiscais (Foto: Ministério do Trabalho/Divulgação)Trabalhadores eram mantidos em situações precárias, segundo fiscais (Foto: Ministério do Trabalho/Divulgação)
Trinta e quatro trabalhadores em situação análoga à de escravo foram resgatados em Ibiapinae Pentecoste, no interior do Ceará, em operações realizadas por fiscais da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. Cinco deles eram abrigados em curral de gado de uma fazenda, "sem as mínimas condições de higiene em situação que afronta a dignidade do ser humano".
Segundo o Ministério do Trabalho, os trabalhadores resgatados em Ibiapina foram aliciados no Rio Grande do Norte, transportados clandestinamente para o município cearense, para trabalhar na construção de casas do Programa Minha Casa Minha vida, do Governo Federal. Eles foram alojados nas casas que estavam sendo construídas, sem instalações sanitárias, sem energia elétrica e água encanada. Além disso, a empresa contratante não fornecia alimentação regularmente.
Os trabalhadores saíram das cidades de Passa e FicaGoianinha e Canguaretama, todas no Rio Grande do Norte (RN), em 6 de setembro. Dezenove deles foram transportados em uma van e os demais em um caminhão. Parte dos trabalhadores viajaram na caçamba do caminhão junto com parte do material de construção. Nenhum dos  trabalhadores tinha Carteira de Trabalho assinada e não receberam equipamento de proteção individual. Ainda conforme a denúncia, ficou comprovado jornada de trabalho excessiva e um intervalo de apenas 30 minutos para refeição e descanso.
Trabalhadores foram resgatados em operações em duas cidades, Ibiapiana e Penteconste (Foto: Ministério do Trabalho/Divulgação)Trabalhadores foram resgatados em operações em duas cidades, Ibiapiana e Penteconste (Foto: Ministério do Trabalho/Divulgação)
A fiscalização do trabalho exigiu a imediata suspensão das atividades através de Termo de Embargo Total da obra e o pagamento das verbas rescisórias de todos os trabalhadores. Após o pagamento, previsto para ocorrer nesta segunda-feira (28), os trabalhadores retornarão para as cidades de origem em ônibus de linha, tudo custeado pela empresa infratora. Foram lavrados 30 autos de infração pelo descumprimento das normas trabalhistas.
A segunda operação que flagrou trabalhadores submetidos a situação de trabalho análoga à escravidão ocorreu em 24 de setembro, em uma fazenda produtora de coco na zona rural de Pentecoste. Segundo a denúnica, 10 trabalhadores estavam alojados em condições degradantes. Os demais estavam em uma casa de alvenaria. Em nenhum desses locais, segundo a Fiscalização do Trabalho, havia instalações sanitárias, água potável e fequipamentos de proteção individual.
Os trabalhadores estavam sem registro, não tinham direito a férias, nem recebiam 13º salário. O pagamento dos direitos trabalhistas está previsto para  quinta-feira (1º), na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), em Fortaleza. De acordo com os fiscais, esses últimos flagrantes chamaram atenção pelas atividades da construção civil e da produção e do cultivo de coco que nunca tinham sido flagradas no Ceará.


http://g1.globo.com/ceara/noticia/2015/09/operarios-resgatados-em-situacao-de-escravidao-no-ce-dormiam-em-curral.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.