9 de novembro de 2015

Aposentados vão pagar mais caro por empréstimo consignado a partir de hoje

Apesar da alta, consignado continua sendo a modalidade mais barata de crédito disponível hoje no mercadoMarcos Santos/USP Imagens
A partir desta segunda-feira (9) quem for fazer um empréstimo consignado — modalidade com desconto em folha de pagamento, muito usada por aposentados e pensionistas — vai pagar mais caro. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) publicou hoje, no Diário Oficial, a portaria que autoriza o aumento de juros para essa modalidade de financiamento.
O teto dos juros para o crédito pessoal foi fixado em 2,34% ao mês. Para empréstimos feitos com cartão de crédito, os juros serão de 3,36% ao mês.
Apesar da alta, essa ainda continua sendo a modalidade de empréstimo mais barata no mercado. Para se ter ideia, o crédito pessoal com débito automático em conta corrente tem juros que giram em torno de 7% nos grandes bancos brasileiros.
Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência Social, esse aumento já era debatido desde o começo do ano. As instituições financeiras pediam que os juros fossem de 2,48% para o empréstimo pessoal e de 3,49% para cartão de crédito. O governo não aceitou e fez a contraproposta, que resultou na atual decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.