1 de julho de 2015

Morre Hugo Tavares, pedagogo e radialista, autor dos mais variados versos da Cartilha Cidadania e Eleição

Paraibano da cidade de Brejo do Cruz, morreu na manhã dessa quarta-feira (1º) Hugo Tavares Viveu a sua infância em Catolé do Rocha-PB, e, ainda, adolescente foi morar em João Pessoa, depois Natal-RN. Hugo era pedagogo, com pós graduação em História do Nordeste(UFRN) e funcionário do IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística há 30 anos. Sócio fundador da Assibege-Sindicato dos funcionários do IBGE/RN. Participou ativamente do movimento estudantil(UFRN)nos anos 80/90. 

Foi sócio fundador da Associação Rádio Comunitária Santa Rita - Um Bem da Comunidade (Santa Cruz-RN). Compositor com várias músicas gravadas. Participou de inúmeros festivais pelo Nordeste. É pesquisador da obra de Fabião das Queimadas e da obra de Mons. Expedito Sobral de Medeiros.Tem vários trabalhos publicados: Olhai os Grilos dos Campi, A luta pelas Adutoras, Brasil 500 anos, Cartilha da Eleição (2004),etc. Quando chamado faz realise acústico com seu violão para mostrar as suas composições.

É assim que Hugo Tavares Dutra, radicado em Santa Cruz-RN, poeta, compositor, vê-se no mundo da arte. Paraibano nascido em Brejo do Cruz, no ano de 1956, foi levado para morar em Catolé do Rocha aos 2 anos de idade, onde passou sua infância e adolescência. Aí, forjou-se na arte. “A música começou lá em Catolé do Rocha, nas feiras. Ouvindo embolador de coco, violeiros; ouvindo cantadores de feira, repentistas; ouvindo a rádio Alto Piranhas, de Cajazeiras; ouvindo a Rádio  Rural de Caicó, a rádio Difusora de Mossoró. Os meus primeiros contatos com música foram esses.”

Por adoção “potiguano”, neologismo por ele criado, através do qual assume sua identidade potiguar, percebe-se não como um artista, mas como “uma pessoa comum, um cidadão, preocupado com a juventude, principalmente; com o Brasil; com a educação; com a saúde”. Viu na arte o instrumento com que foi se “botando” no seu espaço, na sua comunidade.

Do Paralelo ...

Nós que fazemos o Regional Online estamos solidários com a família desse grande homem o qual tive a oportunidade de conhecer e ser colega de trabalho em atividades de contagem da população quando estive no IBGE de Santa Cruz nos treinamentos pude testemunhar a grandeza de seu trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.