2 de março de 2015

Governo atrasa pagamentos do Pronatec e desmente “Pátria Educadora” de Dilma

O governo de Dilma Rousseff não pagou às escolas que participam do Pronatec duas parcelas correspondentes aos meses de novembro e dezembro. O atraso, além de prejudicar a qualidade do programa e inibir instituições de aderirem ao projeto, contradiz o que o próprio governo informou em fevereiro, quando relatou ter quitado as pendências do último trimestre de 2014.
As informações estão em reportagem da Folha de S. Paulo desta segunda-feira (2).
O Pronatec foi uma das “vitrines” do PT e de Dilma durante a campanha presidencial do ano passado. Segundo a matéria da Folha, o atraso tem levado escolas a considerar a desistência do programa. “Como você faz planejamento de gastos se não sabe quando vai receber?”, afirmou ao jornal o dirigente de uma escola.
O deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) avalia que os atrasos somam-se a outras falhas cometidas pelo governo Dilma na gestão da educação, como os problemas para inscrição registrados no Programa de Finaciamento Estudantil (Fies) e o apoio à rede pública dos municípios.
“Existe um grande descompasso entre o discurso da presidente Dilma e o que é realmente executado. Ela publiciza seu governo, chama o Brasil de ‘pátria educadora’, mas entrega na prática uma gestão fora desse contexto que anuncia”, disse.
Para Matos, a falta de credibilidade do governo Dilma se expande também para outros setores: “a ausência de estabilidade vista na educação é do mesmo perfil que faz com que, cada vez mais, empresas desistam de investir no Brasil”.
“Desconhece o próprio programa”
Matos lembrou de um episódio ocorrido durante o segundo turno das eleições presidenciais: no debate da TV Globo, ao responder a pergunta de uma eleitora que questionou sobre o desemprego no Brasil, Dilma recomendou a ela que procurasse o Pronatec – desconsiderando, assim, o fato que a eleitora se identificara como economista formada, com experiência no mercado.

“Naquele episódio, Dilma mostrou que desconhece o próprio programa, as ações do seu governo. Reforçou que a prioridade maior é em fazer propaganda, e não em administrar”, apontou o deputado tucano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.