31 de janeiro de 2014

Atriz Isis Valverde sofre grave acidente de carro

isis_valverde_330
Isis Valverde foi internada no Hospital Barra D'or, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, após sofrer um acidente de carro nesta sexta-feira (31). 
A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do hospital.

Detalhes como o estado de saúde da atriz e o tempo em que deverá ficar sob cuidados médicos só serão divulgados mais tarde. 

Segundo a colunista Patrícia Kogut, Isis teria fraturado uma vértebra da coluna cervical e pode receber alta amanhã (1).

Depois de interpretar Antonia em "Amores Roubados", a beldade já está cotada para um papel na novela "Saber Viver", da TV Globo.

fto-01
Ambas as laterais do carro de Isis Valverde ficaram amassadas - Delson Silva/AgNews
FTO-02
Carro foi estacionado no pátio do prédio de um amigo da atriz - Delson Silva/AgNews

Confira o quanto choveu na sua Cidade

Chuva no agreste anima e deixa agricultores mais confiantes

Imagem de Campestre, choveu 78 mm nas últimas 48 horas (Foto: Francisco de Assis)
Os agricultores da região agreste e em especial os campestrenses estão animados com as chuvas caídas nas últimas 48 horas. Apesar do avanço tecnológico em tentar prever chuvas para o nordeste, mesmo assim a ciência se rende aos profetas da chuva. 

A sabedoria popular tem seus créditos e segundo os mais velhos todos os anos com terminação quatro é bom de inverno. Todavia, a maioria dos agricultores "profetas" aponta a chegada das chuvas somente a partir de meados de março. Em contato com o técnico da emater de Campestre obtive a inforção de que choveu 78 mm nas últimas 48 horas.

O Blog O Paralelo obteve registros de chuvas nas útimas 48 horas em algumas cidades fornecidos pela Emater/Emparn:

  • São José do Campestre: 78 mm 
  • Santo Antonio: 98 mm
  • Passa e Fica: 41,7
  • Serra de São Bento: 43 mm
  • Tangará: 43,5 mm (Dados fornecidos pela Tinol)
  • Sítio Novo 48 mm
  • Campo Redondo: 17,4 mm
  • Santa Cruz: 43,7 mm
  • Lajes Pintadas: 28,8 mm
  • São Bento do Trairi: 10,3 mm
  • Monte das Gameleiras 43 mm
  • Lagoa D'antas: 66 mm
  • Japi: 29 mm (Particular)
Blog O Paralelo

'Virei um mito', diz 1ª mulher a desfilar nua no carnaval do Rio, há 25 anos


Enoli Lara desfilou pela União da Ilha, em 1989, com enredo 'Festa Profana'. 'Detenho o DNA, o pátrio poder da genitália desnuda', diz, aos 64. anos.

Eloni no desfile da Ilha do Governador, em 1989, à esquerda e no lançamento de seu livro à direita (Foto: Arquivo Pessoal)
Eloni no desfile da Ilha do Governador, em 1989, à esquerda, e no lançamento de seu livro à direita (Foto: Arquivo Pessoal/ Marco A. Rezende)
“Tão cheia de pudor que vive nua", foi com a frase do Soneto do Orfeu, de Vinicius de Moraes, que Enoli Lara, a primeira mulher a desfilar totalmente nua na Marquês de Sapucaí, se descreveu. O feito aconteceu há 25 anos, quando a União da Ilha do Governador desfilou o enredo “Festa Profana”, no Sambódromo do Rio. No ano seguinte, em 1990, a “genitália desnuda” foi proibida no carnaval. Aos 64 anos, Enoli diz que se tornou mito, se considera um eterno símbolo sexual e fala que o carnaval foi o grande e inesquecível amor de sua vida.

“Eu fui o interdito, a bandeira libertária, o despudor que gerou o pudor. O carnaval foi um divisor de águas na minha história, assim como eu fui para o carnaval. Criou-se um regulamento depois da minha exibição na Avenida. Eu virei um mito, um ícone, uma lenda, uma musa, uma legenda e eterno símbolo sexual. Detenho o DNA, o pátrio poder da genitália desnuda. Jamais se falará dela sem invocar o meu nome. Omitir o meu nome é um sacrilégio, é apagar a história, é como negar a beleza das genitálias desnudas das nossas índias. 'Suas vergonhas, tão altas e tão cerradinhas e tão limpas das cabeleiras que, de as nós muito bem olharmos, não se envergonhavam'”, disse, citando a Carta de Pero Vaz de Caminha, de 1500, no descobrimento do Brasil.

Enoli com a fantasia de 1989 (Foto: Arquivo Pessoal)
Enoli com a fantasia que desfilou pela União da Ilha 
em 1989 (Foto: Arquivo Pessoal)
Fantasia: par de botas
No carnaval de 1989, Enoli representou a deusa grega Afrodite, vestindo apenas um par de botas. No ano seguinte, o carnavalesco Joãosinho Trinta criticou a proibição no enredo “Todo Mundo Nasceu Nu”, da Beija-Flor. O ator Jorge Lafond desfilou com o corpo todo coberto de purpurina. A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) respondeu à provocação ampliando a regra: estava terminantemente proibido desfilar com a “genitália desnuda, pintada ou decorada”.

Em 1992, a regra fez uma vítima: o próprio Joãosinho. O ator Torez Bandeira desfilou pela Beija-Flor vestindo apenas um esparadrapo, que acabou caindo de seus genitais durante o desfile, custando perda de pontos à escola.
Amor com o 'Rei de Roma'
“Fui convidada pela União da Ilha e o carnavalesco Ney Ayan, para vir como deusa Afrodite e ele me deixou à vontade para criar a fantasia. Nunca fui convidada a desfilar nua, eu fui a pioneira, decidi por minha conta e risco exibir a nudez no carnaval. No domingo, dia do desfile, eu passara a tarde toda fazendo amor com o 'rei de Roma' (Paulo Roberto Falcão, ex-jogador de futebol). Pensei: deusa não usa calcinha e venho no carro representando uma cena de sexo. Combinamos, eu e o 'rei de Roma' que ao passar pelo camarote ia exibir o meu sexo para ele e ele jogaria champanhe para brindar. A sensação foi catártica, indescritível, única. Os olhares gulosos, meu portrait sexual ficou frisado na zona escopofílica de homens e mulheres, de milhares de pessoas, mundo afora. Eu me senti um totem espargindo energia sexual, vibrações e emanações amorosas, numa orgia sacro-profana”, revelou Enoli.

Renato Gaúcho ao lado de Enoli no desfile da Ilha de 1988 (Foto: Arquivo Pessoal)
Renato Gaúcho ao lado de Enoli no desfile da Ilha
de 1988 (Foto: Arquivo Pessoal)
Futebol, carnaval e sexo
Ao relembrar sua história, Enoli diz que o futebol foi seu primeiro cúmplice no carnaval. Um ano antes de desfilar completamente nua, ela, que também é artista plástica e escritora, foi convidada pela diretoria do Flamengo para esculpir os troféus que eles levariam para os jogos amistosos nos Estados Unidos e México, em 1988. Junto com esse convite, foi chamada para desfilar na União da Ilha, no enredo “Aquarilha do Brasil”, em homenagem ao compositor Ary Barroso, que era flamenguista. Enoli desfilou toda pintada com as cores do rubro-negro, como rainha do clube, junto com os jogadores e a diretoria.

“A escola não tinha patrono para bancar as fantasias, só me deram um cocar vermelho, pois achavam que eu desfilaria com a camisa do clube. Como sou artista plástica, idealizei o símbolo da euforia do carnaval, do futebol e do samba, como uma fogueira incandescente que incendiando o meu sexo, lambia o corpo todo. Saí correndo com a tinta fresca, tentando entrar no meio dos jogadores. Foi um escândalo, quando os jogadores e diretores me descobriram nua. Tumulto geral. Ficou sério e poderia prejudicar a escola no quesito evolução. Estava chamando tanto a atenção do público, que quiseram me colocar próximo à bateria. Mas não deu. Fui agarrada pelo jogador mito nos campos e fora dele, Renato Gaúcho, entre outros. Assim estreei o primeiro nu pintado, a genitália pintada, no carnaval. Depois vieram, com pintura corporal, Roberta Close e Ângela Bismarchi, mas com tapa-sexo”, recordou.
'Peça única, sem reprodução'
Enoli diz que, se pudesse, viveria nua, mas não dispensaria os saltos altos. Ela diz que não possui plástica, exceto silicone há 20 anos, e não fez qualquer intervenção cirúrgica ou com medicamentos para rejuvenescimento. A artista plástica também contou que adora ir à praia sem roupa e se exibir. Mesmo assim, diz que a ideia de desfilar desnuda novamente, não a encanta mais.

“No carnaval sou personagem, arquétipo, faço parte de uma história de uma fantasia, então posso tudo. Enquanto personagem, deusa, sacerdotisa, não se tem referência à idade cronológica, então ainda posso me exibir em triunfo. Mas não me encanto com a ideia de desfilar desnuda novamente. Acho que certos fatos são únicos e irreproduzíveis. É como peça única, sem reprodução”, concluiu

Caminhão cegonha pega fogo com 11 carros e todos ficam destruídos

Caso aconteceu região do Posto Trevo, no Polo Petroquímico de Camaçari.
Ninguém ficou ferido, diz polícia; local está isolado.


caminhao cegonha (Foto: Everaldo Lins / Divulgação)
Caminhão cegonha fica destruído (Foto: Everaldo Lins / Divulgação)

Um caminhão cegonha carregado com 11 veículos pegou fogo na madrugada desta sexta-feira (31), na área do Polo Petroquímico de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador. O veículo estava estacionado em um posto de combustíveis quando as chamas começaram. De acordo com informações da polícia, outros quatro caminhões que também estavam estacionados no posto foram atingidos pelas chamas. Ninguém ficou ferido.
Em nota oficial, a Ford afirmou que os veículos transportados no caminhão pertenciam à empresa e disse que as causas do acidente estão sendo apuradas. A polícia investiga se o incêndio é criminoso. Não há informação sobre qual empresa é responsável pelo caminhão cegonha. Os donos dos outros veículos não foram identificados.
Ainda de acordo com a polícia, participaram do combate ao incêndio uma brigada de incêndio do Polo, a Defesa Civil de Camaçari e equipes do Corpo de Bombeiros. O local está isolado.
Caminhão cegonha pega fogo com 11 carros e todos ficam destruídos; bahia (Foto: Everaldo Lins / Visão Diária)Incêndio começou na madrugada desta sexta-feira (31) (Foto: Everaldo Lins / Visão Diária)
Caminhão cegonha pega fogo com 11 carros e todos ficam destruídos (Foto: Everaldo Lins / Visão Diária)Veículo estava ao lado de caminhão cegonha e também foi atingido  (Foto: Everaldo Lins / Visão Diária)

Policial civil é assaltado e tem pistola levada por bandidos

Um policial civil foi assaltado e teve arma roubada na avenida Bernardo Vieira, no bairro das Quintas, nesta quinta-feira (30). O agente estava em uma loja de motocicletas quando acabou surpreendido por dois homens que chegaram em uma motocicleta.
Um dos autores do crime percebeu que o policial estava armado e se dirigiu primeiramente a ele, segurando a arma do agente. Houve uma rápida luta corporal, mas o outro comparsa reagiu e tentou atirar. Foi neste momento que o policial civil se rendeu e entregou a pistola calibre ponto 40.
De acordo com a vítima, os assaltantes foram rápidos e fugiram do local levando apenas a arma dele. "Eu pensei que fosse alguma brincadeira por parte de um dos mecânicos do local, mas vi que se tratava de um assalto de verdade quando o segundo bandido apontava uma arma para mim", disse.
A polícia foi acionada, mas a dupla fugiu deixando para trás apenas um boné que caiu durante a ação. O caso será investigado no 7º Distrito Policial, responsável pela área das Quintas.

30 de janeiro de 2014

Carro roubado é rastreado por GPS e trio é preso em Parnamirim

Fotos: Sérgio Costa / Portal BO
Dois homens e uma adolescente foram detidos, na noite desta quarta-feira (29), na cidade de Parnamirim, após um cerco policial. O bando tinha roubado um carro na avenida Maria Lacerda Montenegro, no entanto, o veículo possuía sistema de GPS e foi rastreado.
A ocorrência, de acordo com o tenente Mussoli, oficial do 3º Batalhão da Polícia Militar, teve início por volta das 20h30, quando o veículo Siena foi roubado. “Cerca de 20 minutos depois, nós já estávamos com um cerco montado nas imediações do Parque Aristófanes Fernandes, onde o carro tinha sido rastreado”, comenta.
Segundo o oficial da PM, o trio foi abordado e, além de estarem no carro roubado, também portavam dois revólveres. Diante do flagrante, os suspeitos foram levados para a Delegacia de Plantão da Zona Norte, onde foram autuados.

29 de janeiro de 2014

Explosão estelar iluminará o céu nas próximas semanas

UCL University of London
Uma explosão estelar excepcionalmente próxima da Terra vai iluminar o céu nas próximas semanas.
A explosão da supernova será na Galáxia do Charuto, chamada assim devido ao seu formato. O local fica a cerca de 12 milhões de anos-luz da Terra e oferecerá uma oportunidade única para se estudar uma supernova.
A descoberta, no entanto, foi feita por acaso. Steve Fossey, um astrônomo do UDesniversity College de Londres (UCL), da Grã-Bretanha, descobriu a supernova com um pequeno telescópio de 35 centímetros.
'Estávamos fazendo uma observação há uma semana com estudantes do UCL e, em uma das imagens que conseguimos, de curta exposição, pudemos ver este ponto brilhante de luz na imagem da galáxia. Imediatamente nos demos conta que isto era uma supernova, a explosão de uma estrela', disse Fossey à BBC.
Fossey consultou colegas de outros observatórios e confirmou a descoberta. A União Astronômica Internacional catalogou a supernova como SN2014J.
A supernova é tão brilhante que poderá ser vista com telescópios domésticos de boa qualidade ou até mesmo com binóculos, quando atingir o ponto máximo de seu brilho, algo que deve ocorrer dentro de uma semana.
Junto com observadores do mundo todo, Fossey se prepara para recolher informações e aprender tudo o que puder enquanto a supernova for visível no céu.
Oportunidade
O astrônomo explicou que esta galáxia, 'em particular, é incomum e está muito próxima; uma supernova tão próxima como esta provavelmente ocorre uma vez em décadas'.
'É uma oportunidade excelente para a frota de naves espaciais que temos e para os observatórios na Terra', acrescentou Fossey.
A supernova da Galáxia do Charuto, na constelação de Ursa Maior, permanecerá brilhante por cerca de um mês e os cientistas querem aproveitar ao máximo a possibilidade de conhecer todos os segredos desta galáxia.
'Um dos modelos aceitos é que ela tem o que chamamos de uma anã branca, que efetivamente é uma estrela como o Sol e que está na fase final de sua vida, inerte e quente, uma estrela que tem uma companheira binária, uma amiga, atraindo material dessa amiga e ficando maior e mais quente até que se detona a uma temperatura crítica e explode em pedaços', explicou o astrônomo.
'Com estas naves no espaço, podemos observar a onda expansiva deste material, desta explosão, ao impactar no material que há a seu redor, incluindo sua companheira. E esta é a chave, precisamos compreender a companheira', acrescentou Fossey.
O cientista afirma que esta poderia ser uma estrela como o Sol ou este poderia ser um outro tipo de evento espacial, que incluiria duas anãs brancas.
Para o cientista, compreender estes 'estalos estelares' pode levar à resolução de outros mistérios, pois as 'supernovas são faróis de luz'.
Além de ajudar a compreender o processo de morte de uma estrela, as supernovas são muito importantes pela luminosidade, que permite medir com precisão as distâncias entre as galáxias do universo, disse Fossey.
O cientista afirmou que os astrônomos estão vivendo semanas de 'atividade furiosa' com os instrumentos ópticos espaciais e terrestres apontando para a direção da galáxia, para acompanhar este processo e conseguir toda a informação possível sobre o brilhante fim desta estrela.

Governo vai cortar ponto de professores grevistas

O Governo do Estado, através da Secretaria de Educação, decidiu que vai cortar o ponto dos professores que aderiram à greve, iniciada nesta quarta-feira (29). O secretário adjunto de Educação, Joaquim Oliveira, afirmou que a decisão já está tomada pela secretária Betânia Ramalho e que não há motivos para que o Executivo busque negociação com os profissionais.

Ontem, os professores se reuniram em assembleia e decidiram paralisar os serviços sob a justificativa de que acordos firmados com o Governo no ano passado não foram cumpridos. Por outro lado, Joaquim Oliveira garante que tudo o que foi acordado está sendo cumprido e que, no caso de três projetos de lei cobrados pelos professores, resta esperar pelo retorno das atividades da Assembleia Legislativa.

"Os projetos estão prontos para a votação, mas é necessário que a Assembleia retome os trabalhos, o que está previsto para 15 de fevereiro. Entendemos que não há motivos que justifiquem a greve e já é oficial que haverá o corte no ponto dos professores que não foram às salas de aula", explicou o secretário adjunto.

Questionado se o Executivo não buscaria um acordo para evitar o prolongamento da paralisação, o secretário disse que não caberia ao Governo buscar um acordo porque a greve teria sido deflagrada sem nenhum debate junto à Secretaria de Educação.

A secretária de Educação do estado, Betânia Ramalho, está em viagem e retornará a Natal na sexta-feira (31)
.

Cenário político no RN segue sem definições a respeito de de chapas

Com apenas um candidato declarado (o vice-governador Robinson faria, do PSD), o cenário político é uma incógnita.

Indefinição. Esta é a situação atual da pré-campanha no Rio Grande do Norte. Com apenas um candidato declarado (o vice-governador Robinson faria, do PSD), o cenário político é uma incógnita. Muito por culpa do PMDB, partido que dará as cartas na campanha, mas, não consegue nem defiunir um candidato ao Governo, nem as alianças que fará.

 Nos alpendres se fazem conjecturas e alternativas para a formação de chapa. A eleição de 2014 é uma das mais atípicas, pela quantidade de indefinições. A situação provoca uma série de cenários expostos para um pleito em que o governador deverá sair de uma das chapas de oposição.
Além disso, não há senador disputando a reeleição porque o mandato atual é exercido pelo veterano Garibaldi Alves (PMDB), que com mais de 90 anos não vai tentar mais um mandato.

Neste momento todos os principais líderes e partidos estão na oposição. O DEM da governadora Rosalba Ciarlini está isolado. Há uma série de especulações. uma dá como certa a formação de uma chapa com Fernando Bezerra (governo), João Maia (vice-governador) e Wilma de Faria (Senado). Essa é a chapa dos sonhos do PMDB, mas há um problema: o PT. A legenda já tem Fátima Bezerra lançada para o Senado. Os petistas não aceitam se aliar com o PSB por causa da candidatura de Eduardo Campos a presidente da República.

O PT também não aceita dividir palanque com PSDB e DEM que podem se aliar ao PMDB. As alternativas são tantas que o DEM poderia tirar o direito de reeleição de Rosalba e em troca indicar o vice da chapa do PMDB, que poderia ser o deputado estadual Getúlio Rego, além de garantir uma boa chapa proporcional.
Consta que para ser candidato ao Governo, Fernando Bezerra exige não enfrentar Wilma. O problema é que a líder socialista lidera as pesquisas para Governo e Senado. Sendo a segunda disputa mais equilibrada com Fátima Bezerra, que tem um nome mais consolidado para o pleito. Mesmo assim, Wilma indicou esta semana que tem a vontade de exercer um mandato parlamentar.

Sem Bezerra, restaria ao PMDB buscar um outro nome internamente, mas há carência de quadros. Restaria apoiar uma candidatura de outro partido, hipótese amplamente rejeitada pelos caciques. O nome natural no PMDB é o do ministro Garibaldi Filho, mas ele rejeita a ideia de entrar na disputa. Se Wilma decidir disputar o Governo, ela se isola, porque o PMDB acomodaria Fátima na chapa do Senado. Restaria o PSD de Robinson Faria. O problema é que o vice-governador já se lançou candidato ao posto máximo da política potiguar.
Espera quem ficar de fora da chapa do PMDB para formar palanque. Ou seja, tudo depende do PMDB se definir, o que parece difícil, por ora.
Autor: Redação Potiguar Notícias 

Prefeitura dar os últimos retoques para a entrega do NOVO CLUBE com festa nesse domingo

O Prefeito PEPEU visitou nessa terça as instalações do Clube O PEPEUZÃO, por la uma ampla reforma esta sendo feita e na noite desse domingo (2) será entregue a população com festa. Após alguns anos de uso, a ação do tempo e atos de vandalismo deixaram o clube da Cidade com sua estrutura principalmente de equipamentos comprometida, agora uma nova roupagem com a troca de toda louça de banheiros, portas, estrutura de bar e iluminação alem da pintura deixou o clube com cara nova e sua utilização será normatizada e ficará sob a responsabilidade da coordenadoria de cultura que irá estabelecer junto com a Prefeitura as regras de uso e manutenção desse equipamento público, visando uma maior durabilidade deste equipamento que tanto serve a população. Domingo a festa de entrega começa as 20:00 horas e tera alem do lançamento de um filme e do Hino Oficial do Município a apresentação das atrações locais e da Banda Forró dos 3.





Greve dos professores no Rio Grande do Norte interrompe início do ano letivo

Segundo sindicato, reajuste salarial dado pelo Governo não evita greve


Uma das medidas a serem adotadas pela Secretaria de Educação como enfrentamento da greve será o corte de ponto dos professores. Foto Divulgação
Uma das medidas a serem adotadas pela Secretaria de Educação como enfrentamento da greve será o corte de ponto dos professores. Foto Divulgação
Carolina Como prometido pela categoria, a rede estadual de ensino iniciou o ano letivo em greve. O novo cenário que remete às salas de aula fechadas foi confirmado na manhã desta terça-feira (28) em assembleia realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinte/RN) – data determinada pela Secretaria de Educação para o retorno das aulas.
Os professores alegam que o Governo do Estado não deu resposta à categoria sobre negociações definidas em fevereiro do ano passado. A paralisação dos professores será por tempo indeterminado.
De acordo com Fátima Cardoso, coordenadora geral do sindicato, o reajuste salarial, progressão horizontal e pagamento de um terço de férias aos professores não é suficiente para o Governo evitar a deflagração da greve. “O Governo Rosalba fez um acordo conosco no dia 28 de fevereiro de 2013. Em agosto houve uma repactuação desse acordo, mas até agora não tivemos todos os pontos cumpridos”, destacou Fátima.
Segundo a sindicalista, esses benefícios anunciados pela Secretaria de Educação, como uma forma de tentar impedir a greve, “não passa da obrigação do Governo”. “Esse Governo tem que saber cumprir com os acordos. Não dá mais para assinar nenhum documento com o Governo Rosalba. O que acontecer daqui para frente é de inteira responsabilidade dela. Estamos cada vez mais convencidos que o caminho que nos resta sempre será a greve. Vamos levar essa greve até a exaustão”, disse.
De acordo com o calendário da greve apresentado pelo Sinte, na tarde de hoje os professores deverão se encaminhar as suas respectivas escolas para anunciar à comunidade escolar sobre a decisão e informar os objetivos da greve.
Entre as reivindicações ainda em pauta, destaca-se a revisão do plano de carreira do magistério, redimensionamento do porte das escolas e gratificação dos diretores. Nesta próxima quinta-feira (30), haverá ato público na zona Sul de Natal, com concentração às 7h30 na Escola Estadual José Fernandes Machado. No mesmo dia, às 16h, outro ato será realizado na zona Oeste, com concentração em frente à rodoviária, na Cidade da Esperança. Na sexta-feira (31), um novo ato está programado para acontecer em frente à Assembleia Legislativa, às 16h.
Para secretária Betânia Ramalho, o sentimento é de “intolerância política”
Nesta próxima quinta-feira (30), haverá ato público na zona Sul de Natal. Foto: Divulgação
Nesta próxima quinta-feira (30), haverá ato público na zona Sul de Natal. Foto: Divulgação
Diferente do que alega o sindicato, a secretária de Estado da Educação, Betânia Ramalho, informou que a atual gestão vem procurando cumprir com todos os acordos firmados. Porém, o fato de os professores terem uma pauta “insaciável”, acaba burocratizando a máquina pública. “A pauta da categoria é imensa. Na medida em que nós vamos solucionando umas, eles aparecem com outras. Esse sindicato é um grupo que tem recursos. Eles chegam a receber R$ 4,5 milhões ao ano de consignação, mas o foco é sempre parar a rede”, disse.
Betânia afirmou que o Sinte/RN foi recebido na tarde de ontem por uma comissão da Secretaria, liderada pelo secretário-adjunto Joaquim Oliveira. “No início da audiência eles chegaram a afirmar que o problema da categoria não é com a nossa Secretaria, mas com a governadora Rosalba Ciarlini. Eles têm um sentimento de intolerância política que termina arriscando o trabalhado de uma rede inteira”, afirmou.
Uma das medidas a serem adotadas pela Secretaria de Educação como enfrentamento da greve será o corte de ponto dos professores. “Conforme fizemos no ano passado, iremos cortar o ponto dos professores que não forem dar as aulas. Com o funcionamento geral do SIGEduc (Sistema Integrado de Gestão da Educação), nós teremos controle de quem não estiver cumprindo com o calendário letivo”, destacou Betânia Ramalho. “Não podemos ser pressionados por um sindicato que não ajuda em nada. Não podemos dar credibilidade a um grupo como esse, que só quer partidarizar”.

Filho Nataural de Passa e Fica "LUQUINHA" será julgado HOJE pelo assassinato do advogado Antonio Carlos


Lucas Daniel André da Silva disse que foi contratado por Expedito para matar "um vagabundo que tinha derrubado um muro de um terreno dele e dado um prejuízo de mais de R$ 40 mil". Foto: José Aldenir
Lucas Danel André da Silva contratado para executar o criminalista (Foto: José Aldenir)
A Justiça realizará, na tarde desta quarta-feira (29), a audiência de instrução e julgamento dos acusados de terem planejado, articulado e executado a morte do advogado Antônio Carlos de Souza Oliveira, assassinado em 09 de maio do ano passado por volta das 20hs no bar Binos, na avenida Lima e Silva, Bairro Nazaré em Natal.
Após as investigações se chegou a conclusão que o executor foi Lucas Danel André da Silva, conhecido pela alcunha de “Luquinha”. Que por fazer parte de uma rede extermínios, por ordem dopolicial Sgt Carlos, conhecido por Carlos Cabeção, a seu pedido executou o advogado Antônio Carlos com seis tiros a queima roupa, sendo três desses na cabeça.
A polícia civil chegou ao fim das investigações, concluindo que a motivação do crime se deu por uma disputa de uma gleba de terras à época comprada pelo Advogado Antônio Carlos que teve sua propriedade invadida pelo mandante do assassinato o acusado Expedito José dos Santos, vulgo “Irmão Sérgio”.

Chegou a conclusão que pela desavença, e após o advogado Antônio Carlos ter derrubado um muro construído ao arrepio da lei pelo Expedido José dos Santos, esse desígnio com outros agentes, sendo eles o executor Luquinha, e o mentor intelectual Sgt Carlos, “Carlos Cabeção”, E como apoio na fuga do dia do crime o “irmão Marcos”, de nome Marcos Antônio de Melo Pontes, que dirigiu o veículo Doblô que deu fuga aos acusados.
O ministério público denunciou todos os acusados, Luquinha, Sgt Carlos, Irmão Marcos e Irmão Expedito pelo crime de Homicídio Duplamente qualificado. Artigo 121, § 2º, inciso I e IV.

Dr. Fernandes Braga
Os assistentes de acusação o Advogado Fernandes Braga e Rousseaux Rocha, amanhã atuarão auxiliando o Ministério Público. De modo de que se faça justiça, ambos pleiteiam a procedência da acusação, para que todos sejam pronunciados pelo crime de homicídio qualificado, consequentemente julgados pelo Tribunal do Júri, ficando a cargo do conselho de sentença a decreto condenatório para os envolvidos.
O advogado Fernandes Braga disse: "Espero fielmente que os envolvidos devam ser sim pronunciados pelo homicídio qualificado", e disse ainda que os aguardará no plenário do Tribunal do Júri, onde pleiteará a pena máxima, aos acusados, ou seja, 30 anos de prisão.

"Amanhã será um dia de emoções, Antônio Carlos foi mais que um colega, foi um amigo que se nos foi brutalmente tirado de seu afável convívio. Espero fielmente que o Dr. Ricardo Procópio acolha a denúncia na íntegra, e mande os acusados a júri popular. Lá esperarei com o afã da justiça para que todos sejam condenados, para que este triste capítulo que foi traçado na família do meu amigo, possa ao menos amenizar a dor de seus familiares, com esses criminosos atrás das grades". Afirmou Fernandes Braga, Advogado Criminalista.

Para conhecimento:
O homicídio de Antônio Carlos foi qualificado, ou seja, crime hediondo, haja vista o modus operandis, exigiu como qualificadora, a paga ou promessa de recompensa, ou por outro motivo torpe; E à traição, de emboscada, ou mediante dissimulação ou outro recurso que dificulte ou torne impossível a defesa do ofendido.
Processo número: 0125406-45.2013.8.20.0001. Extraído do sítio do TJ/RN.

28 de janeiro de 2014

Jornada Pedagógica marca o inicio do ano letivo em Passa e Fica

Prestes a iniciar o ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação reuniu os professores na sua sede para o encontro pedagógico 2014. Nessa jornada pedagógica é possível adequar o corpo de funcionários e traçar metas para o ano letivo, palestras e planejamento fazem parte das atividades dos dias 28 e 29. O Prefeito PEPEU esteve presente na abertura e falou sobre as conquistas da educação e os planos para esse ano, levando em conta sempre a valorização do Magistério e ao anunciar o pagamento de mais uma valor junto ao mês de Janeiro referente a uma "sobra" mesmo depois de ter pago 15 salários no ano passado foi motivo de aplausos e alegria entre os professores. Pepeu destacou que esse ano a nova creche para o ensino infantil entrara em funcionamento, embora não possa iniciar as atividades junto com as escolas de ensino fundamental, a Prefeitura esta resolvendo de forma legal para assumir a conclusão da obra uma vez que a empresa que ate hoje mesmo decorrido todos os prazos ainda não terminou a obra. A jornada acontece hoje e amanhã e o inicio das aulas esta marcado e confirmado para segunda feira dia 3 de Fevereiro. 






Professores da rede estadual entram em greve a partir de amanhã


O filme se repete. No dia em que deveriam começar as aulas da rede estadual de Educação, os professores, em assembleia, decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir de amanhã (29). Profissionais cobram cumprimento de acordos entre a categoria e o Governo do Estado.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Rio Grande do Norte (Sinte/RN), dois acordos entre os profissionais e o Governo foram firmados em 2013. O Sinte afirmou que o Executivo não pagou o abono prometido aos funcionários das escolas e da Secretaria de Educação, assim como não teria procedido o aumento de 5% na chamada "letra", que é o reajuste salarial concedido aos professores, de acordo com novas qualificações e tempo de serviço, para progressão horizontal.

Além disso, os professores também afirmam que as 
horas extras referentes aos trabalhos entre abril e dezembro de 2013 não foram pagas. A categoria cobra que o Executivo proceda o pagamento já na folha de pagamento do mês de fevereiro, além do reajuste da letra e dos abonos aos servidores. Segundo a presidente do Sinte/RN, Fátima Cardoso, a cobrança é feita para a próxima folha porque "a secretaria não disse que não tinha dinheiro".

Para encerrar a greve, os professores exigem ainda que o Executivo encaminhe à Assembleia Legislativa quatro projetos de lei que tratam sobre benefícios e a carreira dos professores. O conteúdo das propostas, das quais três estariam prontas desde 2010, não foi revelado pelos professores.

SEBRAE e PREFEITURA realizam encontro de GESTÃO EMPRESARIAL em PASSA E FICA


Objetivando apoiar e fortalecer as ações no âmbito comercial e proporcionar aos comerciantes a oportunidade de se tornarem fornecedores para o poder público, o SEBRAE RN e a PREFEITURA MUNICIPAL DE PASSA E FICA, realizaram um encontro denominado GESTÃO EMPRESARIAL nas COMPRAS GOVERNAMENTAIS visando estabelecer através dos empreendedores uma parceria legal e mostrar a cada um a demanda oferta pelo Município no seu consumo diário, que pode e deve ser absorvido por queles que dispões dos produtos ou serviços e estejam preparados com suas empresas para se tornar um parceiro. Durante o encontro o Prefeito PEPEU que fez a abertura dando as boas vindas disse que ACREDITA no potencial de cada um dos empreendedores e que tem buscado parcerias no sentido de apoiar a todos, uma das ações do Município foi ter aderido a rede SIM que disponibiliza dentro da Prefeitura uma sala especifica com pessoas treinadas para auxiliar e formalizar as empresas, dando também o suporte necessário para sua atuação legal no mercado. Elmane do SEBRAE disse que PEPEU tem sido um forte parceiro e sua preocupação com o crescimento do Município tem sido vista desde o momento em que diversas ações foram postas em pratica como a formalização de de um distrito de produção, a concepção do destino turístico dentre tantas outras ações que ja renderam a ele o titulo de Prefeito Empreendedor com destaque entre os dez melhores ou que mais incentivaram os que em seu município buscam crescer e gerar emprego e renda. Alem de Elmane o diretor do escritório de Nova Cruz que atua no Agreste, sua equipe e dezenas de empresários ou prestadores de serviços participaram do encontro durante toda a manhã de hoje no auditório da Prefeitura Municipal.



27 de janeiro de 2014

VEJA AGORA: Acidente com ônibus mata 14 pessoas


Quatorze pessoas morreram na manhã de hoje (27), na BR-102, próximo à cidade de Inhambupe, a cerca de 150 quilômetros (km) da capital de Salvador, quando um trator colidiu com um ônibus. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ainda não há confirmação de quantas pessoas estavam no ônibus da Viação Gontijo. A estimativa é que 24 passageiros estavam no interior do veículo. Dez pessoas ficaram feridas.

A PRF informou que o ônibus fazia o trajeto de São Paulo a Paulo Afonso, na Bahia, quando um trator que estava sendo transportado em uma carreta se desprendeu, moveu-se na direção contrária e colidiu com o veículo. O trânsito no local está parcialmente bloqueado.

A Viação Gontijo informou à Agência Brasil que terá mais informações sobre o ocorrido assim que um representante da empresa chegar ao local do acidente e que arcará com os custos do atendimento médico dos feridos.

Outras Imagens





Zero Hora ( Foto: Carlos Alberto/ site Aragão Notícias)