13 de novembro de 2014

Feira do Empreendedor gera oportunidades de capacitação e novos negócios

Aqueles que querem empreender terão a oportunidade de definir o seu negócio esta semana. Foi aberta nesta quarta-feira (12), a Feira do Empreendedor promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae RN). Até o dia 15 de novembro, a Arena das Dunas sediará o evento que pretende reunir 20 mil visitantes das 16h às 22h.
Na solenidade de abertura, que reuniu autoridades políticas e de setores econômicos, já deu para sentir o fluxo de pessoas que pretender abrir o próprio negócio ou aprimorar o existente. O diretor superintendente do Sebrae no Rio Grande do Norte, José Ferreira de Melo Neto, afirmou que expectativa é das melhores e que negócios serão fechados durante o evento.
“Não temos números oficiais do primeiro dia, mas já deu para sentir o fluxo fantástico, a qualidade do público e o número de pessoas que estão trabalhando na orientação, os empreendedores estão satisfeitos”, afirmou contente Melo. Ele ainda acrescentou que na quinta-feira (13) será assinado um convênio com o Banco do Nordeste que impulsionará as rodadas de negócios.
(Foto: Wellington Rocha)
Abertura da Feira do Empreendedor reúne autoridades (Foto: Wellington Rocha)
Outro ponto comentado pelo superintendente da entidade no estado é a utilização da Arena das Dunas para comportar o evento. “É um grande desafio transformar um espaço de 12 mil m² em uma cidade empreendedora. Estamos abrindo porta para outros eventos”, completou.
A governadora Rosalba Ciarlini ressaltou que o evento é a “comprovação do acerto em lutar pela Arena das Dunas, que não foi só para a Copa do Mundo e se tornou um legado para o estado”.
“A Feira do Empreendedor é muito importante para economia, de uma forma que até serve como evento de turismo, atraindo pessoas de outras cidades. Será um momento para trocar ideias, experiências e incentivar a formalização dos micros empreendedores individuais”, declarou.
O diretor do Sebrae Nacional, José Claudio dos Santos, elogiou a localização da edição 2014 da Feira, proporcionando qualidade em favor aos empreendedores. “Essa é uma grande oportunidade daqueles que querem abrir um negócio. O Sebrae é parceiros e mostra o que tem, em todos os setores, de acordo com o que o empreendedor quer”, afirmou.
(Foto: Wellington Rocha)
“O empreendedor, além de tudo, busca negócios, é a feira propicia isso, o que também gera emprego e renda”, declarou Santos (Foto: Wellington Rocha)
Santos contou que objetivo do evento é reunir em um só lugar parcerios, ideias de negócios, conhecer os serviços oferecidos, prospectar novos mercados em nichos econômicos variados. “O empreendedor, além de tudo, busca negócios, é a feira propicia isso, o que também gera emprego e renda”.
O diretor tesoureiro da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Roberto Serquiz, afirmou que a entidade apoia a Feira do Empreendedor pela importância que construiu ao longo das edições. “O apoio é total. Os resultados estão vindo e esse é o motivo, dando mais espaço, motivando e estimulando, principalmente, os jovens para entrar no empreendedorismo”.
O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio RN), Marcelo Queiroz, garantiu que a feira e o momento de prospectar novos clientes e gerar novos empresários. “É a oportunidade de se capacitar com as palestras, conhecer os serviços e gerar cada vez mais novos empreendedores no mercado potiguar”, concluiu.
Na Feira do Empreendedor, serão oferecidas palestras, painéis, minicursos, oficinas, workshops, diálogos e orientações empresariais, totalizando quase 200 tipos diferentes de capacitação. Na edição 2014, serão expostos quatro modelos de negócios, uma padaria, um minimercado, uma boutique e um salão de beleza, espaços que mostram o padrão de cada um desses estabelecimentos para que empresários desses ramos possam melhorar seus empreendimentos ou começar um de forma correta.
A autônoma Carla Bezerra visitou o evento em busca de orientação e informação no segmento de estética. Perto de completar um ano de negócio, a empreendedora planeja formalizar o seu negócio, coletar novidades de mercado.
(Foto: Wellington Rocha)
Carla quer formalizar e coletar novidades para o seu negócio (Foto: Wellington Rocha)
“O Sebrae é uma entidade série e disposta a ajudar o pequeno empreendedor. Acho que na Feira encontrarei o que eu preciso, abrindo meus horizontes para alcançar o melhor resultado”, afirmou.
O também autônomo Dennys Caetano sabe no que quer investir e busca conhecimento direcionado no segmento de alimentação, mesmo já tendo conhecimento prévio em administração.
“Fiz um pesquisa de segmento e vi que o serviço de marmitaria estava em falta, além de ter um retorno mais rápido. Na Feira espero conseguir tirar minhas dúvidas com mais facilidades, porque está tudo concentrado”, analisou.
Estão envolvidos 123 expositores, divididos em 29 áreas de atuação, que poderão inspirar potenciais empreendedores. Haverá ainda um espaço para os negócios digitais, com a exposição de quatro startups criadas especialmente para o evento. A programação consta ainda do Cine Empreendedor, Praça do Microempreendedor Individual, salões de Máquinas e Franquias, restaurante modelo com visita guiada, rodada de negócios e espaço da moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.