3 de novembro de 2014

Disputa à presidência da Câmara passa por discussões entre PT, PMDB e terceira via

cunha_maia_Luis Macedo_Câmara dos Deputados.jpg
Aberta tão logo fechadas as urnas da disputa presidencial, a temporada de articulações e negociações para a presidência da Câmara dos Deputados vem se mostrando a mais tumultuada dos últimos anos. O PT já deixou claro que não pretende abrir mão do acordo feito em 2010, para alternância entre integrantes da sigla e do PMDB no comando da Casa, e vai mesmo indicar um candidato próprio. No PMDB, é certa a candidatura do líder Eduardo Cunha (RJ). E vários parlamentares deram início a conversas para emplacar uma terceira candidatura, cujos nomes mais cogitados são Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) – senador que em janeiro assume vaga como deputado – e Miro Teixeira (Pros-RJ).
“Se os partidos não chegarem a um ponto em comum, a Câmara tende a repetir o episódio observado em 2005, quando os deputados elegeram o então colega Severino Cavalcanti, do PP, que renunciou pouco depois (envolvido no escândalo de pagamento de propina para concessão de um restaurante na Casa). Foi um desastre geral do ponto de vista institucional”, avaliou o cientista político e consultor legislativo Marcelo Albuquerque.
As negociações de agora envolvem uma intrincada rede. No PT, é dada como certa a intenção de José Guimarães (CE), ex-líder do partido na Casa, de concorrer à vaga. Ele teria se reunido com correligionários no seu estado, no último sábado, confirmando essa ideia, mas é grande o número de integrantes da legenda que consideram melhor candidato o gaúcho Marco Maia. Ele, também querido pelos pares, é elogiado pela forma como conduziu a presidência no período entre 2011 e 2012.
Outra corrente petista almeja ver o atual vice-presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (SP), como candidato. O argumento em prol de Chinaglia é o fato de que ocupou vários cargos na Casa nos últimos anos e tem maior experiência para exercer tal função. O parlamentar, no entanto, conta com a resistência de um grupo que o acha mais crítico em relação à postura adotada pela presidenta Dilma Rousseff junto aos deputados, o que poderia vir a ser considerado um problema na condução dos trabalhos.
“Continuamos sendo a maior bancada e não temos dúvidas que queremos lançar um candidato”, disse o líder do partido, Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (SP), em entrevista na última semana. José Guimarães, que antecedeu Vicentinho na liderança da sigla, ponderou para a importância de ser travado um diálogo maior entre o PT e as demais legendas, e destacou o cuidado que os petistas pretendem dar ao tema. “Não podemos ter queda de braço neste momento pós-eleições”, colocou.
Eduardo Cunha
No PMDB o deputado Eduardo Cunha já realizou reuniões com integrantes da legenda para definir sua candidatura. Ele tem tido como principal padrinho o atual presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Embora não tenha assumido publicamente tal apoio, Alves comentou na última semana em reuniões reservadas que estaria magoado com o governo pelo fato de ter perdido a eleição para governador do Rio Grande do Norte no segundo turno, após o apoio explícito do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao seu adversário, Robinson Faria (PSD).
A mágoa, que poderia suscitar retaliações pelo hoje comandante maior da Câmara, tem procurado ser diluída por meio de conversas e reuniões mantidas por ministros no Palácio do Planalto com Alves – e inclusive, por especulações de que ele estaria sendo cogitado para ocupar um ministério a partir de janeiro. Mas o atual presidente nunca escondeu sua predileção por Eduardo Cunha para substituí-lo na vaga. Nesse xadrez, entra em cena como uma peça importante o vice-presidente Michel Temer, que marcou um jantar em sua residência oficial, o Palácio do Jaburu, para discutir o quadro sucessório da Câmara.
Oficialmente, a assessoria de Temer informou que o jantar é de boas vindas aos deputados após as eleições, mas a expectativa do governo é de que a conversa do vice-presidente da República e presidente nacional do partido com os parlamentares seja no sentido de demover os peemedebistas ligados ao governo da ideia de apoiar a candidatura de Eduardo Cunha, visto como um oponente à tramitação de matérias encaminhadas pelo Executivo à Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.