9 de novembro de 2014

Após depressão e um mês sem sair, mulher emagrece e fica irreconhecível

Uma mulher de Santos, no litoral de São Paulo, superou a depressão causada pela obesidade para transformar os seus hábitos cotidianos e emagrecer mais de 30 kg. A administradora em nutrição Miriã Fonseca, de 31 anos, conta que o susto ao constatar que as suas roupas antigas não lhe serviam mais foram a motivação necessária para que ela alterasse a rotina. 

Miriã lembra que a vida desregrada a levou ao sobrepeso. “Ganhei 20 kg quando fui morar em outra cidade. Tive o stress da mudança e do fato de ter aberto um comércio próprio. Com isso, a minha alimentação era incorreta e eu ganhei peso. Não tinha rotina alimentar e, como não praticava atividade física, comecei a engordar. Quando me dei conta já havia engordado 20 kg”, conta. 

Ao voltar a morar em Santos, ela conta que a reação de pessoas próximas também a levou a entender que era preciso fazer algo para melhorar a sua qualidade de vida. A administradora em nutrição chegou a não ter vontade de sair de casa. “Quando voltei para Santos, muita gente se assustou com a minha mudança física. Fora isso, o fato de eu não estar bem comigo mesma e a pressão exterior interferiu muito para entrar em um processo depressivo. Cheguei a passar um mês sem sair de casa. Fazia dietas radicais, sem resultado, pois queria perder muito peso em pouco tempo. Porém, nada dava certo”, lembra. 

Com problemas de saúde, Miriã recorda que, ao verificar que as suas roupas não lhe cabiam mais, ela notou a gravidade da situação. “Sou diabética e a minha saúde estava péssima. Só assimilei tudo quando estava entrando no manequim 48. Era uma sensação horrível e percebi que dependia somente de mim uma atitude para mudar. Foi aí que eu decidi dar o primeiro passo para ter uma vida saudável, emagrecer e colocar a minha vida nos eixos”, afirma. 
De 2010 até hoje, ela saiu de 82 kg para 52 kg. Miriã destaca, porém, que o início não foi tão simples. “O primeiro passo foi procurar um spa para ter uma base alimentar diária e voltar a sentir vontade de praticar atividade física. Passei 20 dias em um spa, comia de três em três horas, fazia atividade física praticamente o dia todo e fui pegando o gosto novamente por me exercitar. Só que, após 20 dias, veio a pesagem e eu havia perdido somente seis quilos. Me decepcionei e pensei em desistir após sair de lá. Eu queria um ‘milagre’, mas não é assim e precisava entender isso para aprender”, comenta. 

A administradora em nutrição, que também é estudante de direito, ressalta que esse processo foi demorado, mas com a manutenção dele apresentou os resultados. “Saí do Spa com 76 kg e continuei o meu processo de emagrecimento em casa. Durante um ano e meio voltei para o meu peso normal antes de engordar, que era 64kg. Comia de três em três horas, adicionei alimentos funcionais na minha alimentação e comecei a fazer caminhada, muay thai e estava muito bem, tanto psicologicamente quanto fisicamente”, diz. 

Em janeiro de 2012, um acidente no trabalho a fez diminuir temporariamente o ritmo, porém não a tirou do foco em manter uma rotina saudável. “Esse acidente me forçou a parar com todo tipo de atividade física. Fiquei perplexa porque eu adorava a minha rotina. Estava muito bem na época, com 62 kg. Entretanto, não desanimei e mantive o foco na minha alimentação funcional”, ressalta. 

Junto com isso, Miriã começou a desenvolver uma paixão pela corrida. “Eu também tive problemas de coluna e no braço direito. No entanto, no fim de 2013 fui liberada para correr, porém sem outras atividades de muito impacto. Passei a correr em maio de 2014 e fiz a minha primeira prova de 10 km. Atualmente faço atividades focadas na recuperação e desenvolvimento muscular e continuo participando das corridas. De sedentária passei a uma corredora amadora completando quatro provas em menos de um ano”, relata a administradora em nutrição, empolgada com o novo hobby. 


Agora, o pensamento de Miriã é manter o peso para segurar o que considera a sua forma física ideal. “Corro e faço musculação, com treinamento específico. Aumentei o meu índice calórico na alimentação para não perder mais peso com a corrida. Porém, são alimentos funcionais, integrais e saudáveis. Isso só demonstra os benefícios que o primeiro passo que dei me trouxeram”, conclui. (G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.