28 de novembro de 2014

Adolescente suspeito de roubar moto morre linchado no RN


Adolescente foi linchado por moradores na noite desta quinta (27) em Parnamirim, RN (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Adolescente foi linchado por moradores na noite desta
 quinta (27) em Parnamirim, RN (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Um adolescente de 17 anos suspeito de roubar uma moto morreu após ser espancado e levar oito tiros na noite desta quinta-feira (27) no município de Parnamirim, na Grande Natal. O rapaz foi identificado como Ruan Ramon Martins. A Polícia Civil trata o caso como linchamento.
De acordo com o delegado Reginaldo Soares, o crime aconteceu na Rua Pedro Barbosa, localizada no bairro Bela Vista. "O rapaz estava sendo acusado pela população de ter roubado uma moto na região. Com isso, a população partiu para cima dele e iniciaram o linchamento", explicou ele. Ao lado do corpo de Ruan ainda foram encontrados pedaços de pau usados pelos moradores para espancar o adolescente.
O crime será investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Parnamirim.A equipe do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep-RN) identificou vários hematomas e marcas de tiros espalhadas pelo corpo do adolescente. Um outro rapaz que estava com Ruan e também teria sido acusado pelos moradores de um possível assalto conseguiu fugir.
Linchamentos no RN
Em infográfico publicado no início de julho deste anos, o G1 fez um levantamento sobre casos em que cidadãos cometeram crimes ao tentar fazer justiça com as próprias mãos.
Com cinco casos, o Rio Grande do Norte aparece como o terceiro estado com mais linchamentos noticiados neste ano, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.
Na ocasião, o promotor de Justiça de investigações criminais, Wendell Beetoven Ribeiro Agra, disse que a situação é preocupante. Ele acredita que a descrença na justiça criminal levou ao ponto atual.
"Como as pessoas desacreditam, elas passam a fazer justiça com as próprias mãos, o que é uma forma totalmente ilegítima de aplicação de punição. O cidadão age quando o Estado falha", opina. "Não acredito em soluções miraculosas com criação de divisões especiais para investigar crimes. Falta só o feijão com arroz, as delegacias de bairro investigarem", acrescenta o promotor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.