30 de setembro de 2014

Só 11 disputas para governos estaduais devem terminar no 1º turno SEGUNDO O UOL

PMDB, com 8 candidatos favoritos, e PSDB, com 6, são as siglas mais bem colocadas
As eleições caminham para ser concluídas em turno único em apenas 11 unidades da Federação. Nessas localidades, o 1º colocado ultrapassa as intenções de voto de todos os seus adversários somados, além da margem erro das pesquisas.
As 11 unidades da Federação nas quais a eleição pode ser decidida no 1° turno são as seguintes: Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Para ler os detalhes da disputa, leia a tabela ao final deste post.
Trata-se de uma um número historicamente baixo de eleições de governadores em turno único. Desde 1990, quando passou a vigorar esse formato de escolha para chefes do Executivo, só em 1994 houve um número menor de eleitos no 1º turno (foram 9 naquela disputa).
Na regra eleitoral atual, é necessário ter, pelo menos, 50% mais um dos votos válidos para ficar com a vaga na primeira votação. Quando isso não ocorre, os 2 mais bem colocados se enfrentam novamente num 2º turno.
O 1º turno é sempre, como definido na regra legal, no primeiro domingo do mês de outubro. O 2º turno, se necessário, é no último domingo de outubro. Neste ano de 2014, as datas são 5 e 26 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.