12 de janeiro de 2013

Prefeitos preocupados e de olho no céu



Qual cidadão potiguar que não olha todo dia para o céu e se pergunta até quando vamos conviver com a falta de chuvas?

A situação de calamidade diante da falta de chuvas torna mais difícil a missão dos prefeitos do interior do RN.
Na zona rural de Passa e Fica a situação é está cada vez mais difícil.
Com a baixa pluviosidade pelo Estado, muitos dos reservatórios naturais ou construções humanas para represar água estão com baixos níveis da lamina d’água, o que acendo o sinal amarelo para as adutoras pelo RN. O sistema adutor Monsenhor Expedito não fica de fora dessa situação.
Falando em possibilidade de racionamento, a Caern realiza ajustes operacionais no sistema de captação da Lagoa do Bonfim. Por isso, durante os últimos três dias, a situação do abastecimento em Passa e Fica e outras Cidades vizinhas piorou mais ainda. O volume de água da Adutora Monsenhor Expedito está reduzido em um terço. De 1,5 milhão para 1,0 milhão de litros por hora.
Como se já não bastasse a baixa oferta, a demanda nas adutoras aumentam com a estiagem e falta de abastecimento na Zona Rural de vários municípios. As cargas d’água saem a todo momento para a Zona Rural, não é mais novidade ver um Caminhão Pipa passando pelas ruas das cidades do Agreste.
Cabe a nós confiar na competência de São Pedro, São José, São Sebastião ou qualquer outro Santo Padroeiro das agonias do Sertão Nordestino. Esperar pelos Governos Federal e Estadual é quase um ato de suicídio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.